sábado, 31 de julho de 2010

Feira de Março em Aveiro



No dia 11 de Abril de 2010 fui à Feira de Março em Aveiro.
A Feira tem a duração de um mês, entre Março e Abril.
Trata-se da 576º edição da Feira que foi criada por D. Duarte em 1434.
Não costumo ir a muitas feiras mas esta é grande e tem alguns divertimentos.
Acabámos por andar na roda gigante, comprámos rifas e comemos algodão doce, farturas e as tripas de Aveiro, como manda a tradição. Foi divertido!


Necrópole de São Gens e Penedo do Sino



Olá!
No dia 2 de Abril de 2010, fui visitar a minha bisavó Jesus a Celorico da Beira.
À vinda aproveitei para ir visitar a Necrópole de São Gens.
A Necrópole foi pertença de povos ancestrais e a existência do Penedo do Sino pode ter influenciado a escolha deste local para cemitério.
Existem cerca de 20 sepulcros divididos em 4 espécies: uns em forma de banheira, outros triangulares, outros antropomórficos e outros cavados em pedras móveis.


quarta-feira, 28 de julho de 2010

Praia das Rocas






Pois é! Nem só do mar se faz praia. Na Castanheira de Pêra está provado que também se pode fazer praia com água doce.
Costumo lá ir uma a duas vezes por ano no mês de Agosto. Este ano já lá fui uma vez no dia 22 de Julho.
Aqui ficam uma fotos muito bonitas de como estava a praia.
O Concelho da Castanheira de Pêra é muito bonito por isso recomendo uma passagem por lá com uma ida à Praia das Rocas.





segunda-feira, 26 de julho de 2010

Ponte Filipina




Agora que o calor começou a apertar, lembro-me que a 3 de Agosto de 2007 fui com a minha filha visitar a Ponte Filipina que atravessa o rio Zêzere de Pedrógão Grande para Pedrógão Pequeno.
O tempo estava assim assim para o Verão mas, neste dia, fez mesmo calor.
O objectivo era descermos do lado de Pedrógão Grande, atravessarmos a Ponte Filipina, subirmos e irmos tomar banho na piscina que está na albufeira da Barragem do Cabril.
A paisagem é simples mas sublime e desperta o imaginário mágico.
Foi difícil e julguei que nunca mais tomávamos o merecido banho.



quarta-feira, 21 de julho de 2010

Praia de Mira 2007


No final do Inverno de 2007, fomos ver o mar à Praia de Mira.
Não estava muito frio.
Não deixámos de reparar na beleza destas 2 cabanas.
Voltámos ao local este domingo que passou (18/07/2010), e para surpresa nossa já não existem.
A não ser na nossa memória que de vez em quando avivamos com esta imagem.


Papagaio num céu único!


Adoramos o mar e a praia e as coisas que aí podemos fazer.
Uma delas, para descontrair entre o banho e a bola de berlim é brincar com o papagaio.
Aqui fica uma coisa que adoro fazer com as minhas filhas.
A foto foi tirada na praia da ilha de Cabanas de Tavira em Agosto de 2008.
O céu é magnífico! Não há céu como o de Portugal!!!


terça-feira, 20 de julho de 2010

Lixeira de Taveiro


Hu!!!!!!!!!! Nem me quero lembrar o cheiro que foi quando eu e o meu pai fomos visitar o aterro sanitário de Taveiro, foi mesmo horrível. Querem saber o que se faz ao lixo lá? Mesmo que não queiram vou explicar:
Primeiro, faz-se um buraco para enterrar o lixo. A seguir coloca-se um líquido específico para diluir, depois coloca-se uma rede. E a seguir de novo o líquido. Se tiverem oportunidade de a visitar têm sorte ou não, depende do cheiro, bem até à próxima edição e enviem as vossas opiniões
Adeus!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Férias do Algarve






No ano passado (2009) fomos de Férias para Algarve- Tavira. Aqui nesta foto é a minha irmã e o meu pai na piscina. Aqui vão mais fotos:



Foi muito divertido!!!!!!
Esta aqui é uma foto que o meu pai tirou no ano passado, do parque de campismo das "3 entradas" Foi muito giro !!!!!!!! Conhecemos muitas coisas coisas novas, conhecemos uma aldeia chamada " Aldeia das 10"
Lenda:

A lenda da Aldeia das Dez tem origem na Reconquista da península Ibérica e está ligada à designação actual da Aldeia das Dez, uma freguesia portuguesa do concelho de Oliveira do Hospital.

Segundo a lenda, durante a Reconquista cristã dez mulheres terão encontrado um tesouro numa caverna situada na encosta do Monte do Colcurinho. De acordo com a tradição oral e alguns documentos que sobreviveram, esse tesouro possuía um valor que ultrapassa o material.

Estas mulheres ter-se-ão apercebido da sua importância e, num pacto que persiste até hoje, terão separado entre elas as peças que o compunham e passado-as de geração em geração - mantendo até hoje por desvendar o segredo que encerram. Da composição deste segredo pouco se sabe com exactidão.

Quanto ao tesouro, crê-se que dele façam parte moedas Antonini com inscrições cifradas - sendo que uma destas encontrar-se-á cravada na moldura de um quadro que narra esta lenda. Deste quadro pouco mais se sabe, além de ter ressurgido em meados do século XX num antiquário de Oliveira do Hospital, para novamente desaparecer. Terá sido pintado por uma das descendentes das dez mulheres e crê-se que retratando a lenda poderá oferecer uma chave para o seu segredo.

domingo, 18 de julho de 2010

Pôr do sol na Praia da Cova

Em 2 de Agosto de 2008 fui à Praia da Cova (perto da Figueira da Foz), assisti a este maravilhoso pôr do sol.
Mas tenham muito cuidado quando forem à sua praia pois *Um jovem de 22 anos, de Castelo Branco, está desaparecido no mar da praia da Cova Gala, na Figueira da Foz, desde as 12h35 de ontem, altura em que foi avistado pela última vez.
Um dos banhistas que estava sentado no muro da praia a apanhar sol contou ao Diário de Coimbra que avistou um grupo de pessoas, possivelmente «uma excursão». Assim que chegaram à praia foram para o mar junto a um dos esporões de pedra e «depois só me apercebi quando estavam a pedir socorro». «Um jovem foi tirado da água por outras pessoas e pareceu também ser alguém da Capitania, mas depois veio pelo seu pé até à ambulância do INEM, o outro é que nunca mais se viu», relatou.
O comandante do porto, Malaquias Domingues, confirmou que «o jovem está desaparecido no mar desde as 12h35, altura em que foram accionados todos os meios para executar o plano de busca e salvamento».
Segundo o comandante, o desaparecimento do jovem foi assistido pelos nadadores-salvadores da praia vizinha, que se aperceberam da situação e acorreram em socorro, mas sem sucesso. O jovem desaparecido encontrava-se na praia da Cova Gala, uma zona de praia não vigiada, com um grupo de amigos.
Logo que foram accionados os meios, no mar andaram até ao final da tarde um salva-vidas, uma patrulha da Polícia Marítima, duas motas de água, uma lancha da GNR e um helicóptero. Em terra andavam agentes da Polícia Marítima, os Bombeiros Municipais e Bombeiros Voluntários.

Fonte a partir de asterisco: Diário de Coimbra

Início do Blogue

Olá!
Inauguramos hoje este Blogue, com o objectivo de mostrar e compilar as viagens, locais coisas e sítios que visitamos.
Digo inauguramos, porque sou eu e o meu pai.
O objectivo é descobrir Portugal e tudo o que seja interessante desde castelos, serras, artesanato, gastronomia, história, pessoas...
Uma das primeiras coisas que combinámos fazer juntos até conseguirmos foi visitarmos todos os castelos de Portugal.